SEEK
O processo de Recrutamento E Seleção é responsável pela atração e definição dos profissionais mais aptos a uma determinada vaga de emprego. Para que isso aconteça, o recrutador precisa ter o perfil do candidato bem definido e se munir de diferentes ferramentas para alcançar o objetivo de forma prática, qualificada e ágil.
Além das competências e habilidades do candidato, há que se ter, uma visão que compreenda o fit cultural da empresa, para saber se esse profissional irá se adequar ao ambiente em que atuará.
São inúmeros detalhes a pensar, mas se estiverem bem organizados e planejados, o processo de recrutamento perfeito pode acontecer de um jeito mais fácil do que parece.
1- Compreenda a sua necessidade
Alinhar o perfil do candidato de forma bem clara, facilita a procura e impede que erros de percurso aconteçam. Já imaginou o desgaste de fazer todo o processo e se dar conta, no final, de que o candidato selecionado não se adequa ao que a empresa precisa?
2- Divulgue a vaga nos canais competentes
Depois de ter o perfil alinhado, é hora de divulgar a vaga no mercado. Para isso, é importante apresentá-la nos canais certos e compatíveis com o tipo de profissional que você está buscando. Para vagas mais operacionais, os sites de candidaturas cumprem a função. Já para cargos de analistas, por exemplo, colocar a vaga em plataformas como Linkedin, lhe permitirá ser mais assertivo.
3- Organize as etapas do processo
Definir o que será feito e quem ficará com a responsabilidade de cada parte, diminui a demanda sobre uma pessoa só e agiliza os processos.
Colocar prazos para cada etapa também permite que todos acompanhem o andamento das coisas e se mantenham focados para cumprir as exigências.
4- Elenque os tipos de recursos a serem utilizados
Na hora do processo de seleção, o recrutador já precisa ter em mente os tipos de recursos que precisará dispor. Se for fazer entrevistas, precisa saber de que tipo serão (individuais, coletivas, por vídeo) para organizar o ambiente, definir as perguntas, se preparar para receber os candidatos. Se for aplicar provas e testes, precisa ter o material em mãos na hora que os candidatos chegarem.
5- Faça registros
Muitas vezes um recrutador precisa se dividir nas demandas de recrutamento e seleção de vagas variadas ao mesmo tempo. Poucas pessoas conseguem apostar apenas na memória para relembrar o perfil de cada candidato avaliado. Assim, o mais confiável é fazer registros de cada etapa do processo. Desde os pontos marcantes do currículo, o momento de contato inicial nas ligações e as particularidades apresentadas pelo candidato nas entrevistas ou dinâmicas seletivas. Isto pode ser um trunfo na hora de decidir entre um profissional ou outro que você tenha ficado em dúvida.
6- Entregue o material dos candidatos aos contratantes
Depois de feita a seleção, é hora de entregar o material dos candidatos selecionados aos contratantes. Por isso, é bom revisar se o currículo está adequado e pensar se uma carta de apresentação ou um relatório seu pode ajudar na avaliação. Tome o cuidado de mandar todo o material junto.
7- Comunique os resultados
Dar um retorno aos candidatos é sempre de bom tom, seja em caso de aprovação ou não. Isso demonstra a sua preocupação com este profissional que se dispôs a participar de todo o processo e faz com que a experiência seja marcante positivamente para todos os envolvidos.
Finalizadas essas etapas, é hora de torcer para que um dos candidatos encaminhados seja aceito e contratado pela empresa. Só aí, o processo de recrutamento perfeito para o profissional de RH terá chegado ao fim.
Se quiser saber mais sobre o assunto, se inscreva na nossa newslatter para receber mais informações.
CONTATO
Telefones:
(51) 3221-9913 / (51) 3212-6285
E-mail:
[email protected]
Local:
Porto Alegre/RS
CNPJ:
01.226.357/0001-55