SEEK
As demandas dos profissionais de Recursos Humanos são muito grandes e exigem bastante foco e agilidade para que sejam realizadas de acordo com as necessidades das instituições.
Para isso, há que se ter habilidade bem desenvolvidas, tais como: responsabilidade, comprometimento e organização, para que a produtividade seja alcançada no setor.
Entende-se produtividade, não como o fazer mais em menos tempo, mas sim, fazer o que precisa ser feito, com os recursos que se tem, sejam eles, físicos ou humanos. Assim, se for possível realizar as propostas sem a necessidade de compra de novos aparelhos ou contratação de novas pessoas por exemplo, pode-se dizer que há produtividade naquele ambiente.
Como vimos, para se ter os melhores resultados na área de RH, a agilidade e a produtividade precisam ser projetadas de maneira eficaz. Há empresas que lançam mão de Métodos Ágeis, que com a ajuda de softwares entregam resultados mais precisos e em menor tempo, ou que permitem que mais pessoas consigam acompanhar o desenvolvimento de projetos em conjunto. Isso possibilita não só termos entregas mais rápidas e frequentes, como também, uma diminuição de riscos e uma possibilidade de mensuração de resultados mais precisos.
As metodologias ágeis se caracterizam como um conjunto de práticas que permitem o gerenciamento de projetos de forma mais rápida, assertiva e dinâmica. Foram criadas em por desenvolvedores de softwares que não queriam ficar preenchendo relatórios ou dando satisfações constantes aos gerentes. Mas os processos tiveram resultados tão relevantes, qua passaram a ser utilizados em diferentes áreas e os Recursos Humanos também soube aproveitar-se dessa tendência. As mais utilizadas pelo RH são:
Basicamente é divisão de um grande projeto em partes menores, com prazos definidos para cada etapa e com pequenas reuniões para o acompanhamento e realinhamento dessas propostas. Fortalece bastante o trabalho em equipe, já que todos sabem o que está acontecendo e tomam decisões em conjunto.
Usa recursos visuais (pode ser um grande mural ou um aplicativo coletivo) para acompanhar o desenvolvimento de cada etapa de um projeto. Normalmente são usados como uma ferramenta do Scrum, mas para projetos pequenos, servem de método base para a proposta.
Além desses recursos, há outras ações que ajudam a ter melhores resultados na área do RH:
1. Estabeleça metas bem definidas e compartilhe-a com o grupo.
Esteja aberto a trocas e entenda que trabalhar com organizações horizontais permite que haja maior engajamento da equipe. Consequentemente, maior agilidade e produtividade em todos os projetos desenvolvidos.
2. Distribua responsabilidades para alguns líderes
Não queira assumir tudo sozinho.
3. Evite fazer reuniões longas demais.
Ser breve e direto economiza o tempo do grupo e permite que as pessoas se atenham ao que realmente é essencial.
Mande e-mails retomando combinações- o grupo se mantém focado (só cuide a frequência e a necessidade real disso).
4. Estimule o uso de ferramentas de produtividade
5. Dê feedbacks aos colaboradores
Isso permite que todos saibam como estão se desenvolvendo e possam enxergar os pontos a serem melhorados ou aquilo que estão desempenhando muito bem.
Esperamos que este material tenha te ajudado a pensar alternativas a serem implantadas no seu ambiente de trabalho. Se quiseres continuar recebendo mais conteúdos como este, assine nossa newsletter. Ah, e se tiveres sugestões de assuntos a discutirmos, é só avisar!
CONTATO
Telefones:
(51) 3221-9913 / (51) 3212-6285
E-mail:
[email protected]
Local:
Porto Alegre/RS
CNPJ:
01.226.357/0001-55